Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
 
l

Cadernos de Pós-Graduação em Direito y

""

Eventos

""
 
   



MATRÍCULAS E CONCEITOS

Matrículas em disciplinas e em acompanhamento

""No início de cada semestre, e até a obtenção dos créditos estabelecidos, os alunos deverão realizar matrícula em disciplinas, em dias a serem definidos pela Comissão de Pós-Graduação. A relação das disciplinas oferecidas para o semestre será divulgada pela Secretaria de Pós-Graduação. A escolha das disciplinas dependerá do aval do orientador. Cada disciplina tem a duração de um semestre (15 dias de aula), uma vez por semana, com quatro horas de duração.

""Depois de concluídas as disciplinas com a devida aprovação, e respeitando-se o número obrigatório de créditos para os níveis de mestrado e doutorado, o aluno deverá realizar semestralmente, nos dias divulgados pela Secretaria de Pós-Graduação, matrícula em acompanhamento, até a obtenção do título de mestre ou doutor.

""A ausência de matrícula, quer seja em disciplina ou em acompanhamento, implicará no desligamento automático do aluno do programa de Pós-Graduação (art. 86 - incisos II e IV do Regimento de Pós-Graduação da USP).

""Para verificar o conjunto de disciplinas oferecidas a cada semestre no programa de pós-graduação, ver a seção DISCIPLINAS.

 


Conceito em disciplinas

""Existem quatro conceitos para a avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas de pós-graduação, conforme esquema abaixo. O aproveitamento em cada disciplina será constatado pela aplicação de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela participação e interesse demonstrados pelo aluno, a critério dos docentes responsáveis. O aluno que obtiver conceito R (reprovação) em qualquer disciplina, poderá repeti-la. Nesse caso, como resultado final, será atribuído o conceito obtido posteriormente, devendo, entretanto, o conceito anterior constar no histórico escolar. O candidato que for reprovado duas vezes na mesma disciplina será automaticamente desligado do programa de Pós-Graduação (art. 86 – inciso I do Regimento de Pós-Graduação da USP). A freqüência mínima em disciplinas é de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas oferecidas.

Segue a tabela de conceitos:

A: Excelente, com direito a crédito
B: Bom, com direito a crédito
C: Regular, com direito a crédito
R: Reprovado, sem direito a crédito

 

 

   

 

 
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo