LINHAS DE PESQUISA

Deve-se observar, além disso, que desde 2003 a Faculdade de Direito da USP passou a se organizar em linhas de pesquisas e projetos acadêmicos. As linhas de pesquisa são planos gerais de pesquisa para longo prazo, organizadas dentro de uma área de concentração. Assim, as áreas de concentração se dividem em linhas de pesquisas e estas em sublinhas ou projetos acadêmicos. Reitere-se que os projetos acadêmicos são sublinhas das quais participam diversos docentes, não se confundindo com o projeto individual de um docente ou com o projeto de pesquisa que o candidato à pós-graduação deverá apresentar.

A organização das linhas de pesquisa visa a dar maior divulgação às atividades de pesquisa e ensino do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP, orientando, assim, possíveis interessados em participar de seus cursos. Além disso, a identificação e publicação das linhas de pesquisa permitem que pesquisadores de outras Universidades, que tenham interesses semelhantes, possam trabalhar em conjunto, produzindo trabalhos científicos
de maior impacto e qualidade.

Ao ingressar no programa de Pós-Graduação, o projeto individual do aluno deverá estar inserido no âmbito das linhas de pesquisa e dos projetos acadêmicos da área de concentração escolhida, podendo, excepcionalmente, ocorrer o enquadramento direto em determinada linha de pesquisa, independentemente da sua inserção em algum dos projetos acadêmicos existentes. Deste modo, busca-se que o projeto de pesquisa apresentado pelo candidato contribua efetivamente com as linhas de pesquisa da sua área de concentração.

Para visualizar o quadro de linhas de pesquisa da Faculdade de Direito,
clique aqui .

Para outras dúvidas sobre o assunto, vide a seção “
DÚVIDAS FREQÜENTES”.