Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
 
l

Cadernos de Pós-Graduação em Direito y

""

Eventos

""
 
   



ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHA DE PESQUISA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E PROFESSORES
""Entende-se por área de concentração cada campo específico do conhecimento que faz parte de um programa de Pós-Graduação, com um elenco variado de disciplinas, dentro da qual deverão desenvolver-se as atividades de pesquisa para elaboração da dissertação de mestrado ou tese de doutorado. A área de concentração escolhida determinará o título do aluno. Assim, por exemplo, os inscritos na área de Direito Civil receberão o título de mestre ou doutor em Direito Civil. Cada área de concentração conta com uma série de orientadores credenciados, um dos quais deverá ser o responsável pelos trabalhos do aluno.

""Atualmente, são estas as áreas de concentração:


Área Curso
2131 Direito Civil ME
DO
2132 Direito Comercial ME
DO
2133 Direito Econômico e Financeiro ME
DO
2134 Direito do Estado ME
DO
2135 Direito Internacional ME
DO
2136 Direito Penal ME
DO
2137 Direito Processual ME
DO
2138 Direito do Trabalho e da Seguridade Social ME
DO
2139 Filosofia e Teoria Geral do Direito ME
DO
2140 Direitos Humanos ME
DO
2141 Direito Romano e Sistemas Jurídicos Contemporâneos ME



LINHAS DE PESQUISA
""Deve-se observar, além disso, que desde 2003 a Faculdade de Direito da USP passou a se organizar em linhas de pesquisas e projetos acadêmicos. As linhas de pesquisa são planos gerais de pesquisa para longo prazo, organizadas dentro de uma área de concentração. Assim, as áreas de concentração se dividem em linhas de pesquisas e estas em sublinhas ou projetos acadêmicos. Reitere-se que os projetos acadêmicos são sublinhas das quais participam diversos docentes, não se confundindo com o projeto individual de um docente ou com o projeto de pesquisa que o candidato à pós-graduação deverá apresentar.

""A organização das linhas de pesquisa visa a dar maior divulgação às atividades de pesquisa e ensino do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP, orientando, assim, possíveis interessados em participar de seus cursos. Além disso, a identificação e publicação das linhas de pesquisa permitem que pesquisadores de outras Universidades, que tenham interesses semelhantes, possam trabalhar em conjunto, produzindo trabalhos científicos de maior impacto e qualidade.

""Ao ingressar no programa de Pós-Graduação, o projeto individual do aluno deverá estar inserido no âmbito das linhas de pesquisa e dos projetos acadêmicos da área de concentração escolhida, podendo, excepcionalmente, ocorrer o enquadramento direto em determinada linha de pesquisa, independentemente da sua inserção em algum dos projetos acadêmicos existentes. Deste modo, busca-se que o projeto de pesquisa apresentado pelo candidato contribua efetivamente com as linhas de pesquisa da sua área de concentração.

""Para visualizar o quadro de linhas de pesquisa da Faculdade de Direito, clique aqui .

""Para outras dúvidas sobre o assunto, vide a seção “DÚVIDAS FREQÜENTES”.
   

 

 
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo