Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
 
 
   

A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo oferece aos alunos regularmente matriculados na graduação a possibilidade de realizar uma iniciação científica.

Deliberação CPp-FD nº 01/2011 - Critérios para concessão de créditos em atividades de pesquisa e  Deliberação CPq-FD 01/2014 - Critérios para Desenvolvimento e Avaliação da Iniciação Científica (BOLSA e SEM BOLSA).

A atividade consiste na realização de um trabalho de pesquisa, de acordo com as linhas de pesquisa dos departamentos, sob a orientação de um docente da faculdade com título mínimo de doutor. A iniciação científica tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e para o convívio com o procedimento e a metodologia adotados em ciência e tecnologia.

Os alunos têm a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e despertar a vocação científica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. São favorecidos especialmente os alunos que visem, a princípio, continuar sua formação em cursos de pós-graduação.

Para realizar a iniciação científica os alunos podem se inscrever:

1)            PIBIC/CNPq/USP - Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. Neste programa são oferecidas Bolsa do CNPq.  http://prp.usp.br/iniciacao-cientifica/ 

 

2)            PIBIC FD modalidade SEM BOLSA  http://www.direito.usp.br/pesquisa/arquivos/deliberacao_cpq_fd_01_2014_2.pdf

 

3)            FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Informações: www.fapesp.br

 

De acordo com o Edital, além da entrega da documentação na Secretaria da Comissão de Pesquisa, as inscrições devem também ser realizadas pelo orientador no Sistema Atena (http://sistemas.usp.br/atena). 

 

 

   

 

 
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo