Direito e Pobreza

Criado em 2006, pelo Professor Calixto Salomão Filho, o Grupo Direito e Pobreza é grupo de pesquisa interdisciplinar que visa incentivar estudantes de graduação e pós-graduação a produzirem pesquisas empíricas e artigos científicos desde o estagio inicial de sua formação. Embora seja uma iniciativa da Faculdade de Direito, o grupo é composto por estudantes de outras áreas de conhecimento, como economia, história e sociologia.

O objetivo do grupo é desenvolver estudos sobre a evolução histórica da pobreza no Brasil e as estruturas jurídicas e econômicas que a influenciaram. Os estudantes selecionados, por meio da utilização do método de análise histórica e econômica, são direcionados a identificar as origens estruturais da concentração de renda e da pobreza no processo de colonização e industrialização do Brasil. As pesquisas por eles realizadas tem como foco o estudo das estruturas jurídicas criadas nestes processos e as formas de concentração de poder econômico. A principal hipótese de estudo a ser investigada é o modo como a pobreza (absoluta e relativa) e a distribuição de renda no Brasil foram influenciadas pelas estruturas privadas monopolísticas geradas durante os períodos de colonização e a industrialização brasileiros.

Com o objetivo de divulgar a produção científica do grupo, foi criada a série "Cadernos Direito e Pobreza". Esta serie será publicada periodicamente em formato eletrônico e será disponibilizada na página do "Grupo Direito e Pobreza", no site da Faculdade de Direito da USP.

Os contatos com o grupo podem ser realizados através do email carlosgouvea@usp.br.

Para acessar a página do grupo no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, clique aqui.

Cadernos Direito e Pobreza