Biblioteca da Faculdade de Direito da USP

BASES DE DADOS

O que temos a Oferecer


Busca Integrada

O Portal de Busca Integrada é uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP).

Iusdata

IusData é constituída por informações referenciais de artigos de periódicos jurídicos nacionais e estrangeiros indexados desde 1986 e incorporados ao acervo do Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) da Facudade de Direito



Sobre a Biblioteca da Faculdade de Direito



        Biblioteca universitária especializada em Direito, serve ao corpo docente e discente da Faculdade, mas pode ser utilizada pelo público em geral, para consulta.

        Suas origens remontam ao século XVIII, com o legado da Biblioteca do Bispo de Funchal ao Convento de São Francisco. Dom Manoel da Ressurreição, terceiro Bispo de São Paulo, colocou esse acervo, de quase 2.000 volumes, à disposição do clero e dos estudantes, instituindo, assim, a primeira biblioteca pública da cidade de São Paulo. Em 1827, com o decreto de criação dos cursos jurídicos no Brasil, a Faculdade de Direito de São Paulo começa a funcionar nas dependências do convento de São Francisco, herdando um acervo de aproximadamente 5 mil volumes.

        Em 1934, com a criação da Universidade de São Paulo, passou a Faculdade de Direito por completa reforma. A Biblioteca instalou-se em suas atuais dependências, ocupando grande parte do primeiro pavimento do prédio do Largo São Francisco. Para a remodernização do sistema de processamento de informações contou com o valioso esforço de Sergio Milliet da Costa e Silva, ex-diretor da Biblioteca Municipal de São Paulo e Antônio Constantino, escritor e jornalista. Mais tarde, com a reforma universitária (Lei n° 5.540, de 28 de novembro de 1968) a Biblioteca sofre nova reformulação, quando foram criados dez Departamentos, com as respectivas Bibliotecas. A partir de 1982, passou a integrar o Sistema de Bibliotecas da USP (SIBi), cujo trabalho em cooperação visa atender às necessidades de informação da comunidade universitária. Em maio de 1986, a Biblioteca da Faculdade foi novamente reestruturada, passando a Serviço de Biblioteca e Documentação, atual SBD.

        Nesta data iniciou-se também o processo de informatização do acervo, resultando, em 1993, na disponibilização do acesso ao DEDALUS – Banco de Dados Bibliográficos da USP pela Internet; em 1998 na instalação da rede local de microcomputadores no SBD; e, em 1999, na criação da homepage do SBD e disponibilização da base de artigos de periódicos – IusData na Internet.

CONTATO

Você pode entrar em contato com a equipe da Biblioteca da Faculdade de Direito pelo telefone.

São Paulo, BR

+55 11 31114053

saubibfd@usp.br

Link: Conexão remota – VPN/USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP oferece a opção de acesso remoto aos acervos digitais do Sistema Integrado de Bibliotecas, incluindo os conteúdos disponibilizados a partir do Portal Capes .

Horário de Atendimento da Biblioteca

Biblioteca Central: 2ª a 6ª feira das 8h às 21h

Biblioteca Circulante: 2ª a 6ª feira das 8h às 15h e das 16h às 22h

Bibliotecas Departamentais: 2ª a 6ª feira das 9h às 22h

Periódicos: 2ª a 6ª feira das 8:30h às 18h

O atendimento ao público se encerrará 15 minutos antes do horário indicado.

Desenvolvido pela Equipe da Biblioteca com apoio do BootStrap.

Bootstrap Theme Made By www.w3schools.com

Redes Sociais

Entre em nossas redes sociais para ficar mais perto das informações da biblioteca.

Twitter

Facebook

Desenvolvido pela Equipe da Biblioteca com apoio do BootStrap.

Bootstrap Theme Made By www.w3schools.com