Biblioteca da Faculdade de Direito da USP

BASES DE DADOS

O que temos a Oferecer


Busca Integrada

O Portal de Busca Integrada é uma solução de busca e descoberta que integra os recursos informacionais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP). Nesta interface única você receberá resultados dos recursos impressos e digitais disponíveis no Sistema Integrado de Bibliotecas.

Iusdata

IusData é constituída por informações referenciais de artigos de periódicos de aproximadamente 700 títulos de periódicos jurídicos nacionais e estrangeiros indexados desde 1986 e incorporados ao acervo do Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) da Facudade de Direito



Sobre a Biblioteca da Faculdade de Direito



Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD)

Biblioteca universitária especializada em Direito, serve ao corpo docente e discente da Faculdade, mas pode ser utilizada pelo público em geral, para consulta.

Suas origens remontam ao século XVIII, com o legado da Biblioteca do Bispo de Funchal ao Convento de São Francisco. Dom Manoel da Ressurreição, terceiro Bispo de São Paulo, colocou esse acervo, de quase 2.000 volumes, à disposição do clero e dos estudantes, instituindo, assim, a primeira biblioteca pública da cidade de São Paulo. Em 1827, com o decreto de criação dos cursos jurídicos no Brasil, a Faculdade de Direito de São Paulo começa a funcionar nas dependências do convento de São Francisco, herdando um acervo de aproximadamente 5 mil volumes.

Em 1934, com a criação da Universidade de São Paulo, passou a Faculdade de Direito por completa reforma. A Biblioteca instalou-se em suas atuais dependências, ocupando grande parte do primeiro pavimento do prédio do Largo São Francisco. Para a remodernização do sistema de processamento de informações contou com o valioso esforço de Sergio Milliet da Costa e Silva, ex-diretor da Biblioteca Municipal de São Paulo e Antônio Constantino, escritor e jornalista. Mais tarde, com a reforma universitária (Lei n° 5.540, de 28 de novembro de 1968) a Biblioteca sofre nova reformulação, quando foram criados dez Departamentos, com as respectivas Bibliotecas. A partir de 1982, passou a integrar o Sistema de Bibliotecas da USP (SIBi), cujo trabalho em cooperação visa atender às necessidades de informação da comunidade universitária. Em maio de 1986, a Biblioteca da Faculdade foi novamente reestruturada, passando a Serviço de Biblioteca e Documentação, atual SBD.

Nesta data iniciou-se também o processo de informatização do acervo, resultando, em 1993, na disponibilização do acesso ao DEDALUS – Banco de Dados Bibliográficos da USP pela Internet; em 1998 na instalação da rede local de microcomputadores no SBD; e, em 1999, na criação da homepage do SBD e disponibilização da base de artigos de periódicos – IusData na Internet.

CONTATO

Você pode entrar em contato com a equipe da Biblioteca da Faculdade de Direito pelo telefone.

São Paulo, BR

+55 1131114053

saubibfd@usp.br

Redes Sociais

Entre em nossas redes sociais para ficar mais perto das informações da biblioteca.

Twitter

Facebook